PHYSICAL AND CHEMICAL CHARACTERIZATION OF FRUITS AND DNA CONTENT IN GENOTYPES OF ACEROLA TREE

Thatiane Padilha Menezes, Jose Carlos Moraes Rufini, Leila Aparecida Salles Pio, Deniete Soares Magalhaes, Caio Peixoto Chain

Resumo


A caracterização correta de genótipos visando selecionar caracteres superiores é importante para pesquisas em melhoramento vegetal e para os produtores rurais. Baseado nisso, este trabalho objetivou estudar características agronômicas de 9 genótipos de aceroleiras, assim como determinar o conteúdo de DNA das plantas. Foram colhidos 60 frutos de cada genótipo em estágio de maturação fisiológica e avaliados em relação à massa de fruto, massa de polpa e semente, diâmetros transversal, longitudinal e relação diâmetro transversal e longitudinal, rendimento de fruto, umidade, pH, acidez titulável, teores de sólidos solúveis e a razão sólidos solúveis e acidez titulável. Os dados obtidos foram submetidos à análise descritiva e multivariada. Foi realizado o agrupamento das características dos genótipos de acordo com a dissimilaridade, empregando-se o método Hierárquico do Vizinho Mais Próximo e o Método de Otimização de Tocher. Os resultados revelaram divergências entre os acessos, separando-os em quatro grupos. Para o estudo do conteúdo de DNA foi realizada a análise dos genótipos através da citometria de fluxo. Foram preparadas 3 amostras de cada genótipo juntamente com o padrão interno de referência (ervilha), sendo analisados 10 mil núcleos em escala logarítmica. Os coeficientes de variação (CV) e conteúdos de DNA (pg) obtidos foram submetidos à análise de variância pelo Teste F e as médias foram agrupadas pelo teste Scott-Knott. Os genótipos estudados, em relação ao conteúdo de DNA, podem ser separados em 2 grupos. 


Texto completo:

PDF (English)

Referências


MACIEL, M. I. S.; MELO, E.; LIMA, V.; SOUZA, K. A.; SILVA, W. 2010. Caracterização físico-química de frutos de genótipos de aceroleira (Malpighia emarginata D.C.). Ciência Tecnologia de Alimentos, Campinas , v. 30, n. 4.p.865-869.

PAIVA, E.; PAIVA, L. V. 2009. Identificação de variantes somaclonais em bananeiras 'Prata Anã', utilizando técnicas moleculares e citogenéticas.Ciência e agrotecnologia ,vol.33, n.2, p. 448-454.

PEREIRA, R. C.; DAVIDE, L. C.; TECHIO, V. H.; TIMBÓ, A. L.O. 2012. Duplicação cromossômica de gramíneas forrageiras: uma alternativa para programas de melhoramento genético. Ciência Rural, Santa Maria, v. 42, n. 7.p. 1278-1285.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.